top of page

Cineclube Federal exibiu "Histórias Cruzadas"

No dia 14 de maio, o Cineclube Federal apresentou, o longa-metragem americano “Histórias Cruzadas” (The Help, EUA, 2011), filme que se passa no Mississipi, EUA, anos 60, e conta a história e as dificuldades enfrentadas por mulheres negras que deixaram suas vidas para trabalhar de empregadas doméstica para a elite branca.


O filme discorre de forma agradável e até aparentemente dissimulada sobre um tema polêmico e cruel, que outros filmes como “A outra História Americana” (American History X, EUA, 1998) e Mississipi em Chamas (Mississip Burning, EUA, 1988), por exemplo, tratam de maneira mais violenta e dolorida. Contudo, essa aparente dissimulação não esconde a desumana perversidade acometida ao se privar direitos civis a quem quer que seja.


Devido às mais de duas horas de filme, precisou-se dividir sua apresentação em duas partes, o que, contudo, não atrapalhou a proposta de se dialogar sobre as questões que envolvem a democracia étnica e o racismo, tanto no contexto do filme quanto em nosso cenário atual.


A exibição do filme permite passear por temas como: segregação racial, direitos civis, feminismo, hipocrisia da alta classe média, imposição do poder de poucos a sociedades e ao indivíduo, etc.


A ideia de se debater sobre essas questões partiu da parceria do projeto Cineclube Federal com o projeto de extensão Batuque de Umbigada, que vem trabalhando para devolver o prestígio da prática cultural homônima oriunda da população negra da nossa região (Capivari, Tietê, Piracicaba).



bottom of page