top of page

Sábado Letivo com a Exibição de Curtas sobre Direitos Humanos

No dia 30 de abril, no IFSP Câmpus Capivari, durante a programação do sábado letivo, foram realizadas várias atividades: café da manhã coletivo, quiz musical, roda de conversa sobre "a escola que queremos" e exibição de curtas-metragens, abordando o tema dos direitos humanos.


Os 16 curtas apresentados foram criados em 2015, pelos alunos do, então, primeiro ano do ensino técnico integrado ao ensino médio para o I Festiva de Curtas-metragens Cineclube Federal sobre Direitos Humanos. Durante a realização deste trabalho interdisciplinar, em 2015, os alunos puderam conhecer mais sobre o tema e se aprofundar nos assuntos dos direitos humanos. Assuntos de extrema importância para a sociedade que busca o respeito, a dignidade e o bem-estar dos indivíduos. Assuntos, porém, ainda bastante restritos e desrespeitados em diversas sociedades.


Após apresentação dos curtas, o aluno Lucas Garcia, do curso técnico em química integrado ao ensino médio, contou um pouco da sua experiência com a produção: "Eu achei legal e inovador, porque eu nunca tinha ‘atuado’ antes. Fazer o curta me mostrou que atuar é algo bem difícil e que exige concentração, que no meu caso não foi fácil, pois só dava risada (risos). Apesar de ter sido divertido, foi difícil também, pois até acharmos os ângulos certos das filmagens, levou bastante tempo. Mas fora isso, gostei bastante."


A aluna Anna Caroliny Mantelato, também do curso técnico em química integrado ao ensino médio, relatou sua experiência: "A minha experiência em relação ao curta foi maravilhosa, uma experiência muito divertida e trabalhosa, que graças a Deus teve um resultado satisfatório. A equipe era ótima, trabalhamos em conjunto para fazermos um bom trabalho, claro que tivemos desentendimentos e pouco tempo para desenvolvermos, mas mesmo assim nos dedicamos e demos o nosso melhor, para que nossa meta fosse alcançada."


A produção de curtas-metragens será realizada novamente em 2016 para municiar o II Festival de Curtas-metragens Cineclube Federal sobre Direitos Humanos, que ocorrerá no segundo semestre. Para tanto, com intuito de despertar o interesse dos novos alunos/produtores é que se promoveu a exibição dos curtas já produzidos com os devidos relatos de experiência dos alunos que já foram produtores.

bottom of page