top of page

Vamos falar sobre Autoestima

O Cineclube Federal visitou, no dia 16 de maio, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Cidadania para, a convite de sua coordenação, discutir o tema selecionado para o mês: Autoestima/Liberdade.


Entre a apresentação do tema e a exibição do curta-metragem escolhido pela equipe do Cineclube, foram postas para reflexão algumas perguntas: Por que seguimos padrões determinados? Quem nos impõe estes padrões? Somos felizes seguindo padrões? Somos, então, livres?


Em seguida, foi apresentado o curta-metragem “Plastic” (Austrália, 2019), que conta a história de uma jovem mulher e suas inseguranças ao se preparar para um encontro.



Após a exibição do filme, as perguntas foram retomadas para iniciar o debate sobre o tema. Os participantes, grupo de jovens em situação de vulnerabilidade dos bairros Santo Antônio, Castellani, Santa Rita, Santa Tereza D’Ávila, Vila Izildinha e Engenho Velho, foram bastante participativos, e interagiram, principalmente, quando se tratou sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade e seus efeitos em nossa autoestima.


Antes de finalizar, mais um filme foi exibido: “Validation” (EUA, 2007), que mostra de maneira leve e divertida como um homem eleva a autoestima das pessoas ao seu redor durante a realização de seu trabalho, validar cartões de estacionamento. Ele distribui aos clientes espontâneos e inesperados elogios, em busca do que ele mais aprecia nas pessoas, o sorriso.



Para rematar a atividade, discutiu-se sobre a possibilidade de sermos menos rudes uns com os outros para prosperar a tolerância, a camaradagem, a simpatia, entre outras características motivadoras da alta autoestima.

bottom of page