top of page

Cineclube apresentará "V de Vingança"


Através da votação popular realizada entre 25/06 e 02/07/2015, ficou decido que a última atividade cineclubista deste primeiro semestre de 2015 será a exibição do thriller de ação "V de Vingança" (V for Vendetta). Trata-se de uma co-produção entre Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, lançado em 2005 e adaptado da Graphic Novel homônima escrita por Allan More. O filme, que teve roteiro e produção dos irmão Wachowski e direção de James McTeigue, conta com um estrelado elenco holiwoodyano, com destaque para Natalie Portman e Hugo Weaving, que vivem os personagens principais.

Os três filmes pré-selecionados para esta atividade, e que estavam aptos para votação, sustentam argumentos para se que inicie o debate sobre a questão da manipulação do poder e a imposição do poder de poucos ao indivíduo e à sociedade. Tema importante e recorrente na história da humanidade e dos Direitos Humanos.


A exibição será no dia 06/07/2015, segunda-feira, às 15:20 horas. O convite é estendido à toda a comunidade.


Sobre o Filme:


O enredo é situado no final da década de 2020, numa realidade em que um partido de índole totalitária ascende ao poder, após uma guerra nuclear. A analogia com o regime fascista é inevitável: o governo tem o controle da mídia, há uma polícia secreta e campos de concentração para minorias raciais e sexuais. Existe também um sistema de monitoramento mediante o uso de câmeras, nos moldes de 1984, de George Orwell, escrito em 1948.


É neste contexto que acompanhamos a saga de "V" (codinome do protagonista), um anarquista extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição, que ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo, provoca uma verdadeira revolução.


A história em quadrinhos foi escrita no momento em que a Inglaterra, sob a liderança da primeira ministra Margaret Thatcher, estava implementando o modelo econômico neoliberal, ao mesmo tempo em que o chamado socialismo real entrava em colapso na U.R.S.S..


O filme, apesar de se distanciar um pouco da Graphic Novel, pois os cineastas removeram muitos dos temas anarquistas e as referências às drogas que estavam na história original, recebeu críticas positivas e os ganhos de bilheteria mundial alcançaram mais de 132 milhões de dólares.


Ficha Técnica:

Lançamento: 2005

Duração: 130 minutos

Direção: James McTeigue

Elenco: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, entre outros.

Gênero: Ficção científica , Fantasia , Suspense , Ação

Nacionalidade: Reino Unido, EUA, Alemanha


Trailer:




bottom of page