top of page

Início das atividades cineclubistas em 2016


A satisfação com os resultados das atividades propostas, e realizadas, no primeiro ano (2015) do projeto Cineclube Federal - Aprendendo, Filmando e Ensinando: Produções Audiovisuais sobre Direitos Humanos motivou a equipe de execução do projeto a dar continuidade nas ações cineclubistas para o ano de 2016.


Assim, ainda em 2015, quando a pró-reitoria de extensão (PRX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) propôs o Edital 592/2015, cuja proposta era selecionar projetos de extensão para serem desenvolvidos em 2016, a equipe do Cineclube Federal prontificou-se a submeter novo projeto.


Aproveitando o texto do projeto já aprovado e realizando algumas adequações necessárias, foi submetido o novo projeto para avaliação. Aprovado! O projeto Cineclube Federal (Ano 02) - Aprenaendo, Filmando e Ensinando: Produções Audiovisuais sobre Direitos Humanos terá mais oito meses de atividades fomentadas pela PRX em 2016.


O projeto foi aprovado em 16 de fevereiro de 2016 e, menos de um mês depois, já recebia propostas da comunidade para novas atividades. Para a equipe de execução, trata-se de mais um indício de que as atividades em 2015 foram satisfatórias. A coordenadoria do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Conviver convidou o Cineclube Federal para uma atividade com o pessoal da Rara Idade, senhoras e senhores em situação de vulnerabilidade que moram nas imediações do bairro São João Batista, em Capivari. Mesmo ainda sem bolsistas de extensão selecionados para a execução do projeto, a equipe executora do Cineclube topou a oferta. O tema proposto para a atividade agendada para às 09:00 horas do dia 11/03/2016 foi Identidade de Gênero.


Apesar do tema delicado e, por vezes, complexo, a atividade desenvolve-se de maneira fluente e extremamente positiva. Notável a compreensão dos idosos e idosas (elas eram maioria naquele dia) diante de um tema que podia-se julgar distante da rotina deles. A verdade é que essas senhoras e senhores convivem a mais tempo do que nós com as diferenças e particularidades das pessoas e contribuíram muito para o desenvolver da atividade.


A atividade, após introdução do tema, teve como premissa o curta-metragem documental "Eu, trans - quero te mostrar quem sou", produzido pela EBC, no qual mulheres transexuais e transgênero apresentam sua realidade, como se identificam e como foi seu processo de transformação.


Veja o vídeo:


Após a exibição deste filme, os participantes expuseram suas opiniões e apresentaram, inclusive, exemplos do seu cotidiano. Claro que, como em todos os lugares onde se proponha uma conversa sobre esse tema, havia ainda algum teor preconceituoso em algumas falas, mas até quando se podia observar esse teor, podia se observar também um cuidado em lutar contra o preconceito. A participação dos idosos foi aplaudível.


A atividade continuou com a exibição de uma matéria do Fantástico, da Rede Globo, sobre a questão da identidade de gênero na infância, o que veio bem a calhar, pois a conversa/discussão estava encaminhando justamente para esse sentido.


Confira:


Novamente, os participantes do grupo Rara Idade apresentaram suas visões do tema, trouxeram histórias como exemplo e tornaram a atividade, que poderia ser complexa, em algo mais natural. No final das contas, a equipe do Cineclube presente na atividade tem que assumir que mais aprendeu do que ensinou nesta ocasião. (Mas que pretensão a nossa de pensar em ensinar alguém.) Resta-nos agradecer à coordenadoria do Cras Conviver e ao grupo Rara Idade. E que venham mais atividades. O Cineclube Federal está a disposição.

bottom of page