top of page

Feminismo em debate

A sociedade é machista? Vocês conseguem imaginar como seria o mundo se a sociedade fosse femista? O feminismo é necessário?


Após apresentação do tema, foi com essas três perguntas (acima citadas) que preparou-se o público do Centro de Refência em Assistência Social (CRAS) Conviver para a atividade cineclubista que se realizaria. Tratava-se do Grupo Jovem, adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade nos arredores do Bairro São João Batista, mesmo bairro em que se situa o Câmpus Capivari do IFSP.


A atividade solicitada pela coordenadoria do CRAS trataria do tema Feminismo/Machismo e foi apresentada pela bolsista de extensão Miwa Ogasawara que, junto à equipe de execução do projeto Cineclube Federal, selecionou o curta-metragem "Majorité Opprimée" (França, 2010) para servir de enunciado para a questão a ser debatida. O filme conta como seria um dia na vida de um homem que sofre de sexismo diariamente em um mundo dominado por mulheres. Muito elucidativo!


Confira:


A partir da exibição do filme, a atividade continuou com um debate acerca da relevância do movimento feminista, de suas conquistas e do muito que ainda falta conquistar. Conversou-se sobre a opressão imposta pela sociedade machista e, neste ponto, a utilização dos diversos exemplos oferecidos pelo filme revelou a precisão na escolha do curta que, como já citado, foi muito elucidativo.


Os participantes, que a princípio revelaram-se um tanto inseguros, conseguiram expor seus pontos de vista e, apesar de algumas piadinhas machistas agilmente rebatidas pelos próprios participantes ou pela equipe executora da atividade, a mensagem foi entendida.


Antes de finalizar a atividade, porém, apresentou-se outro vídeo: "It's Your Fault" (Índia, 2013), que satiriza inteligentemente o problema do estupro na Índia. O vídeo foi criado por um grupo de comediantes indianos e viralizou na internet, atingindo mais de 5 milhões e quinhentas mil visualizações. E, fechou com chave de ouro a atividade, resumindo muito do que se havia debatido.


Assista:



bottom of page